JORNAL CIDADE EM FOCO: Presidente do Iêmen diz estar pronto para deixar o poder

notícias do Brasil e do Mundo

domingo, 9 de outubro de 2011

Presidente do Iêmen diz estar pronto para deixar o poder


Ali Abdullah Saleh pode deixar o poder "nos próximos dias", mas se mantém firme dizendo que não vai deixá-lo com opositores

Presidente Ali Abdullah Saleh durante seu discurso em televisão estatal, neste sábado
FOTO REUTERS - 
O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, se declarou neste sábado disposto a deixar o poder "nos próximos dias", porém afirmou que não vai deixá-lo com seus opositores. "Não quero deixar o poder para eles, e sairei nos próximos dias", disse Saleh em um discurso. "Há homens sinceros, sejam militares ou civis", capazes de governar o Iêmen, acrescentou.



A postura de deixar o poder do país é conhecida desde o dia 29 de setembro, quando Saleh disse em entrevista que renunciaria se seus principais rivais não tiverem permissão para concorrer nas eleições ou manter cargos políticos ou comando militar. "Porque se transferirmos o poder e eles estiveram lá, isso significará que cedemos a um golpe", disse Saleh ao jornal The Washington Post e à revista Time.
Saleh tem se resistido à pressão para renunciar apesar de quase nove meses de protestos exigindo o fim de seus 33 anos no poder. Umatentativa de assassiná-lo em junho o fez ir à Arábia Saudita para três meses de tratamento de queimaduras graves.
A surpreendente volta de Saleh ao Iêmen suspendeu as negociações sobre um plano de transição mediada por países do Golfo. Seu retorno foi anunciado pela televisão estatal. Saleh requisitou que as distintas forças políticas em conflito cessem a violência para facilitar a possibilidade de um acordo.
Em nota divulgada pela agência de notícias Saba, o líder pediu às forças políticas e militares que parem com o derramamento de sangue. De acordo com Saleh, a solução para a crise não está nas armas, mas no diálogo e na compreensão, ressaltando que o objetivo é conseguir a estabilidade e a segurança nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"