JORNAL CIDADE EM FOCO: Após escândalo do grampo, tabloide britânico vai fechar

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Após escândalo do grampo, tabloide britânico vai fechar



Jornal 'News of the World', mais vendido em língua inglesa, integra o conglomerado News Corp, do magnata Rupert Murdoch


                       News of the World tem 168 anos de circulação e é o jornal mais vendido em língua inglesa (Adrian Dennis / AFP)
Com a reputação manchada pelo escândalo das escutas ilegais, o tabloide britânico News of the World circula pela última vez no próximo domingo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo grupo News Internacional, que integra o conglomerado News Corp, do magnata das comunicações Rupert Murdoch.
"Após ter consultado outros diretores, decidi que devemos tomar medidas contundentes em relação ao jornal. Neste domingo será publicada a última edição do News of the World", disse o filho de Rupert Murdoch, James Murdoch, presidente da News Internacional. Em comunicado, James assinalou que a imagem do tabloide, que tem 168 anos de história, foi manchada por um "comportamento errado".
O caso eclodiu em 2006, quando foi revelado que jornalistas do jornal mais vendido em língua inglesa recorriam a grampos para ter acesso a conversas de políticos e celebridades. A crise se acirrou no início de junho quando polícia britânica descobriu que personalidades como Kate Middleton (antes de se casar com o príncipe William) e o ex-premiê Tony Blair haviam sido alvos das escutas ilegais do News of the World.
Nesta semana, o caso ganhou uma dimensão ainda maior com a revelação de que um dos alvos de escuta ilegal foi Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002 e depois foi encontrada morta. Mensagens de sua caixa postal foram apagadas pelos arapongas, de modo a liberar espaço para mais recados, o que induziu polícia e familiares a pensar que a garota ainda estivesse viva.
Também foram grampeados telefones de familiares de soldados britânicos mortos nas guerras do Iraque e do Afeganistão. Segundo disse nesta quinta-feira um agente encarregado pela investigação deste escândalo, mais de 4.000 pessoas podem ter sido vítimas das escutas ilegais do tabloide, que conta com uma tiragem de 2,8 milhões de exemplares, a maior da Grã-Bretanha.
Pressionado pela repercussão do caso, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, anunciou que promoveria uma investigação para apurar o escândalo.
fonte VEJA 

é como eu sempre digo: " sem liberdade a verdade não aparece" mas nem por esse motivo necessitamos  "apelar" à formas ilegais de reportagem. 
Indicando fontes, fazendo o trabalho sério de jornalismo estamos colaborando com a disseminação de notícias,  com a população, atualização e o bom senso. 


Realmente lamentamos o ocorrido, pois o tablóide brintânico em referência sempre foi sério e sempre teve em sua equipe profissionais empenhados em levar ao seu público notícias importantes e de relevância, desejamos à todos os colegas boa sorte ! 
Rosângela Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"