PresidenteObama visita Colorado Springs no Colorado - foto: Lucas Sharrett para The New York Times |
Presidente Obama ouviu falar sobre bombeiros combatendo incêndios florestais em um bairro que foi queimado em Colorado Springs, Colorado, na sexta-feira.
COLORADO SPRINGS - Como o presidente Obama chegou aqui na sexta-feira para visitar o rescaldo do incêndio mais destrutiva na história do Colorado, os bombeiros disseram que foram lentamente cercar o fogo e começar a reabrir poucos bairros onde os moradores tinham fugido vendavais de cinzas e fumaça.
Embora nuvens de fumaça ainda enrolado em direção ao céu das montanhas acima da cidade de Colorado a segunda maior, as autoridades locais disseram que o incêndio 17.000 hectares não estava se espalhando e tinha sido de 25 por cento contido. E algumas das 32.000 pessoas foram evacuadas no início desta semana voltou para casa, descarregando as malas, álbuns de fotos e animais de estimação tinham pressa embalados até como os fogos desceu as encostas.
Mas, como funcionários relataram progressos hesitantes, que também ofereceu uma imagem mais clara da extensão do dano. Pelo menos dois corpos foram encontrados em uma casa queimada, e menos de 10 pessoas estavam desaparecidas. Mais de 340 casas foram destruídas.Fotografias aéreas publicadas pelo The Denver Post mostrou blocos de subdivisões reduzidas a cinzas e fragmentos, algumas casas que permanecem intactas enquanto os next door foram queimados plana.
Em alguns dos bairros mais atingidos, o que Obama visitou, casas caras tinha desmoronado em montões de escombros, com apenas as suas chaminés ainda de pé.Árvores queimadas como ficou carbonizado esqueletos, e as carcaças de carros abandonados nas ruas de cócoras.
"Em algumas dessas subdivisões, a devastação é enorme", disse Obama depois de ter andado com a área. "Ainda é cedo na época de incêndios, e ainda temos muito trabalho a fazer."
Na sexta-feira, Obama declarou desastre nacional aqui e em outro município-fogo atingidas no norte do Colorado, tornando-os elegíveis para os fundos federais.
O incêndio, conhecido como o fogo Canyon Waldo, é apenas uma das cerca de cinco dezenas de incêndios que assolam o Ocidente árido. Os extraordinariamente ferozes início da temporada incêndios colocaram uma forte pressão sobre os recursos do governo de combate a incêndios, gerando críticas por parte de alguns políticos republicanos que o Serviço Florestal não estava se movendo rápido o suficiente para encurralar adicionais petroleiros de ar grandes para apagar as chamas.
"A cada hora que passa é uma hora que poderia ser ponto de viragem que," Representante Elton Gallegly, republicano da Califórnia, disse em uma entrevista. "Isso é o que há de tão doggone frustrante."
No norte do Colorado, os bombeiros ainda lutavam para conter um incêndio em expansão no sopé fora Fort Collins, a casa de Colorado State University. No oeste do Colorado, um incêndio irrompeu fora Grand Junction ao longo da Interstate 70, artéria do Estado de leste a oeste grande, e rapidamente cresceu para 16.750 hectares, o que levou 50 chamadas para a evacuação.
Durante todo o dia, como evacuados em Colorado Springs passou o tempo em um berço de abrigo ou derrubado xícara após xícara de café, os bombeiros disseram que se concentraram na tentativa de conter outro flanco do fogo.Helicópteros e navios-tanque zumbiam através dos céus nebulosos oeste da cidade, e Harvey Rich, comandante do fogo incidente, disse que as equipes estavam "colocando muscular no chão em frente a este fogo."
Mesmo sem chuva, segundo os bombeiros que a brisa mais leve e menos intensas temperaturas estavam ajudando seus esforços.
Enquanto isso, centenas de moradores de Colorado Springs que tinham sido forçados a evacuar aprendeu em uma reunião na quinta-feira à noite se suas casas haviam sido eviscerado ou haviam sobrevivido.
Os donos da W Voador Ranch, que sediou populares cowboy temáticos, jantares e concertos de verão, disse que a fazenda tinha queimado no chão, e dois membros da W Voador Wranglers, um quarteto musical cowboy, perderam suas casas.
"Nós pedimos que você ore por todas as famílias dentro da área," o pessoal da fazenda escreveu em uma mensagem em seu site ", e garantimos que faremos o nosso melhor para espero reconstruir."
Outros moradores, como Timitra Stewart, 32, ainda estavam no escuro, mas temia o pior.
"Parece que minha casa se foi", disse Stewart, uma dona-de-casa de quatro. Ela disse que foi perseguido desde sua casa encosta no bairro Wilson Ranch por uma "erupção vulcânica" das chamas que avançavam. "Ele desceu a colina tão rápido. Estávamos coberta de fumaça. As chamas estavam ali. "
Stewart disse que ela tinha fornecido os seus filhos em seu carro com alguns pertences e correu para longe. Ela não tem em casa desde terça-feira. E com pouca seguro para cobrir os seus pertences, ela disse que temia o que iria encontrar quando ela voltou para casa.
"É devastador para todos nós", disse ela.
Por JACK HEALY
Publicado em: 29 de junho de 2012
fonte: New York Times
Uma versão deste artigo apareceu na imprensa em 30 de junho de 2012, na página A 10 do New York edição
com a manchete: Obama visita Colorado À medida que o combate a incêndios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário