JORNAL CIDADE EM FOCO: Mantega acusa China de manipular moeda

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mantega acusa China de manipular moeda

O ministro criticou também a política monetária norte-americana que mantém o dólar subvalorizado
O ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, acusou nesta quinta-feira, em Paris, a China de manipular sua moeda, e negou que haja uma bolha no setor imobiliário brasileiro, garantindo também o cumprimento da meta inflacionária este ano.

"Obviamente, a China manipula sua moeda e seria melhor que a moeda flutuasse, inclusive na China", afirmou o ministro à imprensa, antes de participar em um fórum na capital francesa organizado pela revista The Economist, no qual também criticou a política monetária norte-americana, ao considerar que o dólar está atualmente subvalorizado.

"Critico todas as manipulações das moedas, não apenas nos Estados Unidos", respondeu Mantega a um jornalista que observou que ele havia atacado durante os Estados Unidos durante o fórum, mas que não havia criticado a China com veemência similar.

"Não sei se nos Estados Unidos se trata exatamente de uma manipulação. Mas é a flexibilização quantitativa que leva a uma subvalorização do dólar", enfatizou o ministro, que denunciou há um ano que uma "guerra cambial" estava ocorrendo na economia mundial.

No jargão dos bancos centrais, "flexibilização monetária quantitativa" é destinada a dar um apoio adicional à economia quando a taxa básica mantém-se em zero ou quase zero e não pode ser baixada ainda mais para estimular o crédito.

"Me preocupa a situação do setor manufatureiro", admitiu o ministro. "Continua crescendo, mas tem dificuldades para competir nos mercados externos", declarou, depois que o real fechou na quarta-feira a 1,5685 unidades por dólar.

Desde 1999, quando o Brasil iniciou sua política de câmbio flutuante, o real não alcançava cotações tão elevadas. Os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) tentam tomar medidas conjuntas para resistir à invasão de produtos chineses na região, que se beneficiam do baixo nível do iuane.

O gigante chinês tornou-se nos últimos anos o principal parceiro comercial do Brasil, que concentra 60% dos investimentos chineses na América Latina, ultrapassando os Estados Unidos. De fato, entre 2000 e 2010, o fluxo comercial entre ambos os países cresceu gigantescos 2.345%, fechando no ano passado em 56,379 bilhões de dólares.

Em matéria de importação, na última década as importações do Brasil da China saltaram de apenas 1,22 bilhão de dólares para 25,594 bilhões, segundo dados oficiais. Isso gerou constante reclamação por parte do setor industrial, que pede proteção à produção nacional.

Mantega também negou nesta quinta-feira a existência de uma bolha imobiliária no país e assegurou que as metas de inflação serão cumpridas, depois de os preços terem caído pelo segundo mês consecutivo.

"Não há bolha no Brasil. No setor imobiliário, os preços aumentaram porque os juros tinham permanecido estáveis durante muitos anos", declarou o ministro.


Eu sinceramente não vejo esta inflação estabilizada, só o que eu vejo é o meu dinheiro sumindo mais cedo a cada mes e a maquininha de preços trabalhando muito nos mercados, os preços subindo e sempre a inflação dizem que esta estacionada... quem concorda ? só eu vejo isso ?
Infelizmente os preços de outros países são sempre menores do que os nosso, feitos por nós mesmo brasileiros, como é possível isto, fazemos aqui, exportamos por um peço abaixo do que é comercializado aqui para nossa gente, alguem pode explicar ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"