JORNAL CIDADE EM FOCO: Os o11s - O Projeto que pretende conectar o mundo via Wi-Fi

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os o11s - O Projeto que pretende conectar o mundo via Wi-Fi


por  em 24 de setembro de 2011 · categoria: Artigos

 A Internet é hoje praticamente uma necessidade básica do homem moderno, já a tecnologia Wi-Fi e o número de dispositivos compatíveis tem crescido bastante nos últimos tempos. Atualmente podemos encontrar sinal wireless em quase todos lugares como restaurantes, hotéis, aeroportos, praças publicas, escolas, etc. Porém nem sempre que precisamos temos disponível um ponto de acesso para conectar nosso notebook, tablet ou smartphone.
Pensando em solucionar esse problema nasceu o Open802.11s (o11s), um projeto ousado formado por um consórcio de grandes empresas (dentre elas o Google e a fundação One Laptop per Child) que buscam normatizar um novo padrão de conexão Wireless capaz de levar cobertura grátis de Internet em todas as partes do mundo por meio da criação de uma grande rede mesh de alcance global. Todo o projeto é baseado em software livre e desenvolvido na plataforma Linux.
O site argentino RedUSERS entrevistou Javier Cardona, CEO da CozyBit, um das empresas envolvida no projeto e responsável pela parte do desenvolvimento do software que tornará o milagre possível.
Acompanhe a tradução da conversa:
O que é o11s? o11s é a implementação do protocolo 802.11s em Linux. 802.11s estende ou altera o padrão 802.11, mais conhecido como WiFi, acrescentando a cada nó a capacidade de estabelecer ligações diretas (peer-to-peer) e rotear o tráfego entre eles (multi-hopping). Isto permite criar redes WiFi que crescem automaticamente com o número de nós, essa rede tem a capacidade de  se auto configurar e também se reparar sozinha.
Imagine que você quer dar cobertura Wi-Fi para uma área relativamente grande, como um campus universitário. Hoje em dia é necessário instalar vários pontos de acesso (AP), levando um ponto de rede cabeado (ethernet) a cada um deles. Com o11s não é preciso levar cabos para cada um ponto de acesso, a rede pode ser ampliada simplesmente adicionando-se mais APs.
Esse tipo de rede são denominadas mesh, elas não são novas. O que temos de novo é que finalmente a tecnologia foi padronizada pelo IEEE, permitindo que fabricantes diferentes comecem a comercializar nodos mesh interoperáveis entre si e nossa equipe publicou o código para Linux sob GPL, o que permite adoção imediata, sem qualquer custo.


Por que só funcionam em Linux? A parte wireless do kernel do Linux é estruturado para ser fácil de estender e conta com o apoio de uma comunidade de programadores muito copetentes. Graças a isso temos desenvolvido este protocolo em uma fração do tempo teria sido necessário fazê-lo em outros sistemas operacionais. Além disso, o Linux é interessante porque é o padrão em um grande número de pontos de acesso WiFi, bem como é a base dos telefones Android. Isso abre a possibilidade de um grande número de aplicações ao nosso código.
Em que estado está o projeto? Levamos vários anos desenvolvendo o código e contribuindo com nossa experiência para grupo de trabalho do 802.11s. Hoje, o código implementa a maior parte do padrão e roda sem problemas em redes baseadas em nossa plataforma de referência da Qualcomm-Atheros. Até agora, a comunidade que tem acompanhado o projeto tem sido na maior parte composta de pesquisadores e especialistas em redes sem fio.
Isso ocorre porque o padrão 802.11s vem se desenvolvendo há vários anos e durante este tempo o documento de especificação estava disponível apenas para membros do IEEE 802.11.
Quais são os próximos desafios? Agora temos de nos preparar para dar suporte a um tipo menos especializado de usuário. Embora a nova norma ainda não tenha sido publicada, desde que foi feito o anúncio da sua aprovação, triplicaram-se o número de visitas ao nosso site. Atualmente, nosso principal desafio é fazer com que novos usuários que queiram experimentar o11s possam fazê-lo com facilidade.
Para isso devemos trabalhar para que o11s funcione com as placas wireless dos principais fabricantes (Broadcom, Intel, Marvell, etc). O objetivo é que qualquer pessoa com um laptop rodando Linux possa criar uma rede com outros computadores portáteis onde quer que estejam, seja em um avião ou em uma praça.
Como as pessoas podem ajudar os desenvolvedores? Precisamos de ajuda em várias frentes: melhorar a documentação em nosso wiki de teste, na otimização do protocolo em placas de rede diferentes, na integração das diferentes “distros” Linux, etc. Se alguém estiver interessado em contribuir sinta-se convidado, pode contactar através do nosso mailing list. E se alguém estiver disposto a se envolver profundamente… estamos contratando!
Como usuários se beneficiarão com o o11s? Existem vários tipos de usuários. Por exemplo, com o11s é muito simples de criar uma rede de laptops em qualquer lugar, sem ter que depender de uma infraestrutura Wi-Fi. Isso é útil para jogos online, compartilhamento de músicas ou vídeos, etc.
Para os fabricantes de equipamentos baseados em Linux, a vantagem é que você pode criar uma rede mesh com um investimento mínimo, isto porque o11s já é parte do Linux. Isto permite que novas aplicações, tais como a utilização de uma impressora ou TV para expandir a cobertura de rede sem fio doméstica.
Assista aos vídeos abaixo para conhecer um pouco mais sobre o11s.
ImagemDevian Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"