JORNAL CIDADE EM FOCO: Noticias do Mundo: Erupção do vulcão Grimsvotn cessou esta madrugada

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Noticias do Mundo: Erupção do vulcão Grimsvotn cessou esta madrugada


A erupção do Grimsvotn cessou, cerca das 4 horas da madrugada de quarta-feira. A nuvem de cinzas do maior vulcão islandês em actividade ainda causa constrangimentos ao tráfego aéreo.



A erupção do Grimsvotn cessou esta madrugada, noticia a Reuters, citando um responsável da meteorologia britânica. O maior vulcão islandês emite, agora, apenas vapor de água e começam a dissipar-se os constrangimentos causados pela nuvem de cinza, que esta madrugada motivou o fecho de vários aeroportos na Alemanha.

A nuvem de cinzas libertada pela erupção do vulcão Grimsvötn era esperada, depois do fenómeno idêntico em 2010, e é expectável que volte a acontecer, mas com menos intensidade, explicou, quarta-feira, o vulcanólogo Vítor Hugo Forjaz.

Em declarações à Agência Lusa, o responsável pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) adiantou que o fenómeno natural provocado pelo vulcão Grimsvötn "é semelhante" ao que ocorreu no ano passado num vulcão do glaciar Eyjafjllajokull, mas "mais atenuado porque há menos gelo, há menos água, há menos explosividade".

Vítor Hugo Forjaz adiantou que o OVGA faz controlos de quatro em quatro horas da nuvem de cinzas, porque "tem ligações a quase todos os vulcões do mundo e três deles fazem parte da rotina".

"Esta reactivação já estava a ser aguardada há muito tempo, isto não é novidade. Estamos num mês de maio frio, já devia ter existido o degelo, mas ainda não houve o degelo total e, portanto, o vulcão surgiu mais cedo do que o previsto, mas o que é o atraso de um mês em geologia? Não é nada", disse.


Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1860880


Colaboração

Contato do Jornal Cidade em Foco em Lisboa - Portugal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"