JORNAL CIDADE EM FOCO: SUL - SC deve ter segundo decreto de calamidade pública por chuvas

notícias do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SUL - SC deve ter segundo decreto de calamidade pública por chuvas


A Prefeitura de Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí, a 178 km de Florianópolis, deve decretar nesta segunda-feira estado de calamidade pública em decorrência das enxurradas do fim de semana. É o segundo decreto do tipo em Santa Catarina. O primeiro foi em Mirim Doce (237 km de Florianópolis), em situação de calamidade pública desde 26 de janeiro.

As chuvas da noite de sexta (11) e desta madrugada deixaram isoladas cerca de 50 famílias na Serra do Pinheiro e 25 famílias no Ribeirão dos Russos, na zona rural de Benedito Novo. As estradas de terra de acesso às áreas ficaram interditadas após a queda de barreiras.

Outros cinco bairros tiveram pontos de alagamentos ou deslizamentos: centro, Ribeirão Tigre, Rio Cunha e Santa Rosa. A prefeitura trabalha para liberar áreas afetadas por quedas de barreiras. Além de duas carregadeiras, uma escavadeira hidráulica, quatro retroescavadeiras e três motoniveladores, foram contratadas mais uma escavadeira hidráulica e uma carregadeira terceirizadas, para dar conta do serviço.

A enxurrada carregou ainda duas pontes e deixou oito casas condenadas --seis atingidas por deslizamentos, e duas às margens do ribeirão Tigre, cujas bases foram afetadas pela água. A prefeitura ainda não terminou de contabilizar os estragos e o número de pessoas afetadas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil no município, Flávio Holdors, o decreto de calamidade pública permitirá que a prefeitura receba verbas para reparar os danos provocados pelas chuvas. O município estava em situação de emergência há cerca de duas semanas.

"Temos um acumulado [de chuvas] do mês de janeiro. Está muito complicado aqui para o nosso orçamento, que é de R$ 1 milhão por mês, que também é dividido entre salários. Fica difícil. Não sobra verba para fazer o trabalho", afirmou Holdors.

AULAS SUSPENSAS

A chuva afetou outras cidades no Médio Vale do Itajaí. Em Pomerode, as aulas foram suspensas em duas escolas municipais, uma no centro e outra no bairro Pomerode Fundos, ambas alagadas durante as enxurradas do fim de semana.

A chuva continua a cair na cidade nesta segunda. De 0h até 15h, o volume registrado chegou a 90 mm --a média histórica do mês todo de fevereiro é 150 mm. O acumulado no mês já chegou a 267 mm, segundo a Defesa Civil da cidade.

Foram registrados vários pontos de alagamentos, quedas de barreiras e de pontilhões. Quatro comunidades ficaram isoladas, nos bairros Ribeirão Souto, Wunderwald, Ribeirão Herdt e Pomerode Fundos.

A estimativa é de 7.847 pessoas afetadas, 213 delas desalojadas e sete desabrigadas. A estrada de acesso a Jaraguá do Sul, a SC-416, está interditada devido à queda de uma barreira.

Em Timbó, a prefeitura suspendeu o transporte de ônibus para as aulas de cerca de 50 alunos que moram no bairro Mulde, na zona rural, devido ao risco de quedas de barreiras na estrada de acesso. Também foram registrados alagamentos na cidade, em ruas no mesmo nível ou abaixo do nível do rio Benedito.

A Defesa Civil de Rio dos Cedros registrou danos principalmente em estradas de terra, bueiros, pontilhões e na lavoura. A agricultura é uma fonte importante de renda do município, que sofreu prejuízos em plantações de milho, soja e fumo.

EMERGÊNCIA

Segundo boletim da Defesa Civil estadual da última sexta (11), são 106 os municípios em situação de emergência em Santa Catarina --98 por causa de enxurradas, 1 por alagamento, 1 devido a erosão, 1 por praga, 1 devido a ressaca e 4 devido a vendavais.

CFSP

fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/cidade/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=95

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"