JORNAL CIDADE EM FOCO: Como fazer Tapioca

notícias do Brasil e do Mundo

domingo, 24 de julho de 2011

Como fazer Tapioca

imagem come-se
Por Juliana 


Eu sempre quis saber do que era feita e como era feita aquela tapioca vendida nas ruas de várias cidades nordestinas e em muitas outras como São Paulo e Rio de Janeiro.
Então uma amiga paraibana me disse que a massa da tapioca era feita à base de mandioca. Aqui em Sampa aprendi que se pode fazer essa massa com polvilho doce que é feito de mandioca.
Com essa massa dá para fazer tapioca de todo sabor. Das doces mais gostosas às salgadas que dão água na boca.
Tapioca
Ingredientes:
1 xícara (chá) ou 100g de polvilho doce
50 ml de água (pode ser que sobre um pouquinho de nada)
1 pitada de sal (menos de 1/2 colher das de café )
Preparo:
Coloque o polvilho doce em uma vasilha. Acrescente o sal e aos poucos á adicionando a água. Conforme for colocando a água vá amassando com as mãos, tentando esmigalhar os gruminhos que vão se formando. Depois de umidificar o polvilho, faça o teste a seguir:
Pegue um punhado da massa de polvilho aperte entre os dedos. Se ao abrir a mão a massa ficar junta e não desmanchar rapidamente, estará no ponto.
Passe a massa pela peneira. Reserve.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, deixe esquentar um pouco. Coloque mais ou menos uma escumadeira de massa à frigideira. Com delicadeza espalhe a massa na frigideira. Deixe por alguns minutos. Vire do outro lado. Deixe aquecer um pouco e coloque o recheio que desejar. Feche a tapioca como um pastel apertando as laterais com a própria escumadeira, apertando contra a superfície quente da frigideira.
Pronto! Agora é só aproveitar essa surpresa da culinária nordestina.
Olha, o recheio aqui em sampa é muito diversificado. Tem a tradicional de côco com leite condensado, a de queijo manteiga, queijo mussarela com orégano, carne seca desfiada com cebola e muitas outras salgadas. Entre as doces tem a de goiabada com queijo, banana com leite condensado e canela, chocolate com côco, só chocolate, pasta de amendoim…Você pode usar sua criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"