Ingredientes:
- 150 g de cuscuz marroquino
- azeite de oliva ou manteiga
- 2 limões sicilianos
- sal marinho e pimenta do reino a gosto
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta vermelha fresca tipo dedo de moça
- um punhado de manjericão fresco
- 1 colher (chá) de sementes de cominho ou cominho em pó
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 2 filés de peixe branco com 150g cada sem escamas e sem espinho
- 200g de camarão descascados e limpos
- 1 lata ou 400g de tomates picados (pode ser aquele pelado do supermercado ou tomate mesmo sem pele e sem semente)
- 2 punhados ( ou a seu gosto) de vagens ou ervilhas frescas ou congeladas
Preparo:
Cuscuz
Coloque o cuscuz em uma tigela e adicione duas colheres de azeite de oliva ou amanteiga. Corte um limão ao meio e esprema o suco na tigela. Acrescente uma pitada de sal e pimenta. Adicione aguá fervente suficiente para cobrir o cuscuz, depois cubra a tigela com um prato ou filme plástico. Deixe o cuscuz repousar por 10 minutos ou enquanto você prepara o peixe.
Peixe
Ponha uma panela grande em fogo médio. Descasque o alho e fatie-o finamente. Fatie finamente a pimenta. Arranque as folhas de manjericão dos talos. Reserve as folhas menores e pique grosseiramente as folhas maiores. Despeje dois fios de azeite na panela quente, acrescente o alho, a pimenta vermelha, o manjericão, as sementes de cominho e a canela.
Dê uma mexida em tudo e coloque os filés de peixe por cima. Espalhe os camarões por cima. Adicione os tomates em conserva, as ervilhas e as vagens.
Acrescente o sudo do outro limão. Tampe a panela e deixe ferver. Quando levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por certa de 8 minutos ou até que o peixe esteja cozido por inteiro e se desmanche em flocos facilmente. Acerte o tempero.
Quando o peixe estiver cozido, o cuscuz já estará pronto e macio. Solte-o com um garfo. Coloque uma colherada de cuscuz em um prato ou bowl. Cubra com o peixe e os vegetais e um pouco do caldo, polvilhe com folhas de manjericão e mande ver.
Por favor, sirva bem quentinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário