JORNAL CIDADE EM FOCO AZ: Mini Curso de Estética, Marketing Pessoal e Oratória

notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Mini Curso de Estética, Marketing Pessoal e Oratória



1. Objetivo do Curso:
Este curso tem como objetivo:
Preparar o participante para compreender a profundidade da arte de se comunicar;
Trabalhar a dicção e identificar bloqueios;
Conscientizar para a necessidade da coerência quanto à postura, idéias, olhar, fala e
gestos;
Fornecer subsídios para cuidados estéticos/pessoais;
Fornecer suportes teóricos e práticos para uma boa apresentação pessoal, tanto no
que se refere à dicção/ voz e estética.
Desenvolver o marketing pessoal.
2. Introdução:
Há muito tempo a arte da oratória vem ganhando notoriedade e importância. São
raríssimos os comunicadores tais como jornalistas, apresentadores de televisão, radialistas,
conferencistas, professores, recepcionistas, secretárias ou qualquer outro profissional que
lide com o público, que não procuram aperfeiçoar sua oratória.
É praticamente uma unanimidade a noção de que aprimorar a dicção, o gestual, a
expressão facial e corporal, e até mesmo a nossa apresentação física (considerada nosso
“cartão de apresentação”), entre outras coisas, é fator fundamental e decisivo para o
desempenho da tarefa de bem falar.
Estamos sempre nos comunicando uns com os outros e sabemos que toda relação
supõe comunicação, seja falada, escrita, gesticulada ou a nossa própria aparência.
Assim, cada vez que uma pessoa se expressa enquanto outra lhe dá atenção, temos
aí um orador a exercer a oratória.
3. Conhecendo o seu público
Cada platéia, cada grupo, tem suas características próprias.
Público infantil: necessitam de uma linguagem simples e material audiovisual como
quadros, cartazes, vídeos, entre outros.
Jovens: apreciam uma linguagem mais descontraída, com relatos de acontecimentos
pitorescos, curiosos.
Adultos: exigem uma comunicação mais sofisticada, exemplos sérios, práticos.
Idosos: em geral, são exigentes e precisam ser respeitados e muito valorizados.
Gostam de ouvir experiências antigas, apreciam a simplicidade e a verdade.
Público feminino: gostam de elogios e valorização profissional. Gostam de ouvir
palavras agradáveis e gentis. São mais observadoras.
4. Organização do discurso
O orador tem necessidade de organizar-se. Saber o objetivo que o leva a falar. Deve refletir
sobre organização e lógica. Não pode iniciar falando de um tema e partir para outro, pois
isso gera confusão no ouvinte, que perde o fio da meada.
Assim, o orador deve deixar uma impressão bem definida na mente dos ouvintes de forma
que a platéia possa transmitir a mensagem a outras pessoas também de forma organizada e
clara.
Para facilitar a apresentação pode-se seguir a seguinte estrutura:
Introdução (ou exórdio);
Desenvolvimento (ou corpo do discurso, ou exposição);
Conclusão (ou término ou peroração).
Introdução:
O propósito da introdução é despertar a curiosidade e fazer suspense, ganhar
atenção da platéia, fazer uma pequena transição lógica para entrar no assunto principal,
central.
A introdução do discurso deve ser sempre curta, pois a verdadeira essência do
discurso deve estar dentro do corpo do discurso.
Desenvolvimento:
É a parte mais importante do discurso, o orador vai passar aos ouvintes o que
realmente está pretendendo, é aí que se encontra o verdadeiro objetivo, a finalidade da
mensagem.
O que você deseja registrar na memória de seus ouvintes? Concentre-se no objetivo
principal.
Prepare-se. É isto que lhe dará segurança. Conhecendo bem o assunto você terá
entusiasmo e serenidade.
Use exemplos, fatos, histórias. Os ouvintes vão entender melhor quando você
exemplifica o que está sendo dito.
Divida o seu discurso em três ou no máximo quatro partes. O ouvinte vai
compreender melhor a idéia central desta maneira.
Conclusão:
O término de um discurso não deve apresentar nenhuma dúvida, hesitação. Algumas
sugestões:
Faça um resumo;
Use um exemplo;
Reforce a mensagem;
Termine com uma interrogação sobre algo importante (dentro do tema, é claro).
Este curso foi encontrado na internet sem informações sobre o autor e/ou de procedência, nosso objetivo é aqui é puramente compartilhar as informações com as pessoas que tenham interesse no assunto. Não sou o responsável pelas informações contidas nele.
fonte:http://rotinadigital.net/wordpress/marketing-pessoal-e-oratoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"