imagem: eptv.globo.com
Primeira-dama e vice-prefeito de Campinas são procurados pela polícia; ex-secretário de Segurança é preso
O ex-secretário de Segurança Pública de Campinas Carlos Henrique Pinto foi preso na manhã desta sexta-feira em uma nova operação da polícia contra fraudes na prefeitura da cidade. Segundo o site EPTV , o ex-diretor comercial da empresa de saneamento da cidade (Sanasa) Marcelo Figueiredo também foi levado pela polícia. Os pedidos de prisão foram feitos pelo Ministério Público, que investiga um suposto esquema de fraude em contratos e licitações firmadas na cidade. O MP informou que outros cinco mandados de prisão estão sendo cumpridos.
Marcelo Figueiredo já havia sido preso em uma primeira operação da Corregedoria da Polícia Civil, a pedido do MP, no mês de maio , quando onze pessoas foram detidas. Carlos Henrique Pinto foi considerado foragido na época porque não foi encontrado no dia da operação. O ex-secretário, exonerado da função após os pedidos de prisão, conseguiu na Justiça um habeas corpus para a prisão temporária de cinco dias decretada na ocasião.
SEM TRABALHO :
Enquanto o ex-secretário e o ex-diretor foram presos, a primeira-dama de Campinas e ex-chefe de gabinete da prefeitura, Rosely Nassim Santos, está sendo procurada pela polícia e é considerada foragida, assim como o vice-prefeito, Demétrio Vilagra. Ela foi denunciada na quinta-feira pelo Ministério Público, apontada como chefe do esquema de fraudes na prefeitura. No total, sete integrantes do primeiro escalão da prefeitura, entre elas o vice-prefeito, foram denunciados.
A denúncia de fraudes em contrato e licitações foi feita pelo ex-presidente da Sanasa Luiz Augusto Castrillon de Aquino, que se desvinculou da empresa em 2008. Em maio deste ano, uma operação da Corregedoria da Polícia Civil cumpriu 20 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. A primeira-dama de Campinas não foi presa na época porque tinha um habeas corpus preventivo que a protegia.
Também há mandado de prisão expedido contra o ex-secretário de Comunicação da prefeitura Francisco Lagos, que também não foi preso antes graças a um habeas corpus.
Entre os sete denunciados, alguns já foram presos na primeira operação: Ricardo Chimirri Candia (ex-diretor de controle Urbano), Aurélio Cance Junior (ex-diretor Técnico da Sanasa, empresa de saneamento da cidade), e Marcelo de Figueiredo (ex-diretor comercial da Sanasa).
O esquema de fraude em contratos de licitações veio à tona em setembro passado, durante operação da Corregedoria da Polícia Civil e do próprio Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A operação teve que serantecipadaporque os envolvidos descobriram que estavam sendo investigados. Na época, oito pessoas foram presas. O esquema envolvia o pagamento de propinas para beneficiar empresas que venciam as licitações.
Segundo os promotores, foram fraudadas licitações nas áreas de limpeza, segurança e vigilância. Somando um prejuízo estimado de R$ 615 milhões aos cofres públicos.
As investigações apontaram que a quadrilha agia em Tocantins, Minas Gerais e também em várias paulistas, incluindo Campinas, Indaiatuba e Hortolândia.
fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/06/10/primeira-dama-vice-prefeito-de-campinas-sao-procurados-pela-policia-ex-secretario-de-seguranca-preso-924657432.asp#ixzz1OtQ17PHH
Nenhum comentário:
Postar um comentário