JORNAL CIDADE EM FOCO: Câmara adia votação do Código Florestal para amanhã

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 3 de maio de 2011

Câmara adia votação do Código Florestal para amanhã

Deputados podem aprovar ainda hoje pedido de urgência do projeto
Priscilla Mendes, do R7, em Brasília.

Os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados decidiram nesta terça-feira (3) adiar a votação do Código Florestal nesta quarta-feira (4). Na sessão de hoje será votado o pedido de urgência do projeto que poderá alterar a área de preservação de milhares de propriedades rurais do país.

Com o pedido de urgência aprovado, os deputados poderão apresentar emendas (alterações) ao projeto elaborado pelo relator, Aldo Rebelo (PCdoB). A versão final do relatório só foi apresentada no fim da tarde da segunda-feira (2) e gerou controvérsias entre ruralistas e ambientalistas.

Membro da comissão especial criada para analisar o novo código, o deputado Ivan Valente (PSOL-RJ) afirmou que o seu partido, além do PT, PSB, PMN e PV, podem obstruir a votação do pedido de urgência, que será nominal. As votações nominais prescindem de um número mínimo de deputados para ocorrer.

- Cinco líderes pediram o adiamento. [...] Seria muita intransigência forçar a votação imediata do Código Florestal como querem alguns setores radicalizados do agronegócio.

A bancada do PT na Câmara está reunida com os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Eles tentam costurar um acordo, já que desde a semana passada os petistas vêm se declarando contrários à votação do código nessa semana.

Por outro lado, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o relator Aldo Rebelo estão no Palácio do Planalto para discutirem o assunto com os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Antonio Palocci (Casa Civil).

Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do PSDB, anunciou apoio de seu partido ao pedido de urgência e ao conteúdo do código. Ele afirmou, porém, que os tucanos deverão apresentar emendas ao texto.

- O PSDB precisa conhecer ainda o parecer do Aldo Rebelo. Como já foi anunciado que ele ainda está fazendo alguns entendimentos com a base do governo, inclusive com os ministros, nós nos manifestamos favoravelmente a estrutura do projeto como um todos, mas queremos conhecer as alterações.

Apesar da polêmica, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), garantiu que há acordo para aprovação da urgência e acredita que “clima” para que a votação ocorra amanhã.

- Não havendo acordo, os instrumentos que os partidos podem tomar podem levar a não votação. Há vários mecanismos para obstrução. Por isso o esforço para se chegar a um acordo, um entendimento, para se produzir uma votação tranquila.


fonte:http://noticias.r7.com/brasil/noticias/camara-adia-votacao-do-codigo-florestal-para-amanha-20110503.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"