Uma mulher morreu em um desmoronamento em Camaragibe, na Grande Recife
Guga Matos/AE
Deslizamento deixou uma mulher morta na madrugada desta segunda-feira, em Pernambuco
A chuva que atinge os Estados da Bahia, de Pernambuco e do Maranhão desde a semana passada já causou dezenas de deslizamentos e expulsou mais de 1.000 pessoas de suas casas. De acordo com boletim da Defesa Civil do Maranhão divulgado nesta segunda-feira (2), no município de Governador Nunes Freire, a chuva já deixou 952 pessoas desalojadas (aquelas que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos) e 66 desabrigadas (aquelas que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos).
Na região de Governador Nunes Freire, a chuva abriu uma cratera na BR-316. De acordo com a Defesa Civil, os serviços de água, luz e telefone do município estão comprometidos. O órgão também informou que 137 residências foram danificadas pela enxurrada e outras 69 foram completamente destruídas. Ainda no Maranhão, em Arari, houve um aumento do nível dos rios no povoado de Bubasa que deixou dez pessoas desalojadas. Além disso, uma infiltração no asfalto da BR-222 provocou a abertura de uma cratera na via.
Pernambuco
Em Pernambuco, um deslizamento de terra, na madrugada desta segunda-feira, deixou uma pessoa morta e uma ferida na cidade de Camaragibe, na Grande Recife. De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva também causou alagamentos em áreas de Recife, Rio Formoso, Igarassu e Olinda. Apenas na capital pernambucana, foram 311 ocorrências de chamados de emergências.
Segundo a Defesa Civil, em Igarassu, 45 famílias ficaram desalojadas. Em Rio Formoso, um alagamento na zona urbana deixou cerca de 200 pessoas desabrigadas. Foram 13 residências danificadas e quatro destruídas.
Em São José da Coroa Grande, foram 30 pontos de alagamento na zona urbana. De acordo com a Defesa Civil, 60 pessoas ficaram desalojadas.
Bahia
Segundo a Defesa Civil de Salvador, o órgão recebeu 40 chamados de emergência nesta segunda-feira. Porém, não há informações sobre feridos.
No total, foram 14 ameaças de desabamento de imóvel, três ameaças de desabamento de muro, 13 ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, um desabamento de muro, cinco deslizamentos de terra e duas infiltrações e uma orientação técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário