JORNAL CIDADE EM FOCO: Capital da Líbia amanhece sob tiroteios

notícias do Brasil e do Mundo

domingo, 6 de março de 2011

Capital da Líbia amanhece sob tiroteios

Das Agencias Internacionais

Intensos tiroteios foram ouvidos na madrugada deste domingo no centro de Trípoli, capital da Líbia, segundo informações locais.

Não se sabe ainda qual a origem dos disparos efetuados nas proximidades do centro histórico da cidade, a cerca de um quilômetro da Praça Verde.

O regime do ditador Muammar Gaddafi afirmou na manhã deste domingo ter retomado o controle de três cidades que estavam nas mãos das forças rebeldes: Ras Lanuf, Tobruk --ambas no leste--, e Misrata --no oeste.

"As forças armadas líbias retomaram o controle das cidades de Misrata e Ras Lanuf", esta última uma importante cidade petrolífera do país, informou o canal local Al Libiya, ligado a Seif Al Islam --um dos filhos de Gaddafi.

O canal acrescentou, citando fontes militares, que as forças leais ao regime se dirigem no momento em direção à cidade de Benghazi --epicentro das forças de oposição.

A emissora estatal de televisão líbia, por sua vez, anunciou a "libertação da cidade de Tobruk, que estava nas mãos de terroristas".

Fontes opositoras, no entanto, afirmam ter consolidado seu poder sobre Ras Lanuf, e planejam agora avançar rumo a Sirte, cidade natal de Gaddafi.

CONFRONTOS

No sábado, forças leais ao ditador Gaddafi lançaram uma violenta ofensiva contra a cidade de Zawiyah, localizada a apenas 50 quilômetros de Trípoli, e controlada por rebeldes. Os ataques podem ter deixado mais de cem mortos.

Por outro lado, opositores, que já controlam o leste, consolidaram seu poder sobre o porto petrolífero de Ras Lanuf, e avançam agora rumo a Sirte, cidade natal de Gaddafi.

Os episódios de violência de sábado deram novos sinais de que a disputa pelo controle do território líbio pode durar semanas ou até meses, aproximando cada vez mais de uma guerra civil. O governo luta para manter seu controle sobre Trípoli e áreas ao redor da capital, enquanto os rebeldes tentam levar sua ofensiva para o oeste.

ONU

Gaddafi, declarou, em entrevista publicada na edição de domingo do jornal francês "Le Journal du Dimanche", que aceitaria o envio de uma comissão investigadora da ONU (Organização das Nações Unidas) ou da União Africana para avaliar a situação de seu país, palco há 19 dias de revoltas que pedem o fim de seu regime.

"Para começar, quero que uma equipe de investigadores das Nações Unidas ou da União Africana venha aqui na Líbia", afirmou o mandatário, há 42 anos no poder. "Vamos permitir que essa comissão veja o que se passa no terreno, sem nenhum obstáculo."

Na última quinta-feira, o promotor-geral do Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, Luis Moreno Ocampo, afirmou que irá investigar o ditador e seu círculo mais próximo --incluindo alguns de seus filhos-- por possíveis crimes contra a humanidade que teriam sido cometidos no país. 

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/885129-capital-da-libia-amanhece-sob-tiroteios.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"