notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Trabalhos domésticos podem aumentar pressão do sangue

Orçamento, contas e manutenção do carro são as tarefas mais estressantes
Do R7
Depois de um dia de trabalho, chegar em casa e fazer serviços domésticos pode não apenas ser cansativo, mas fazer mal para a saúde. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que cozinhar, limpar a casa e cuidar das contas pode levar à pressão alta. E as pessoas que correm mais riscos de sofrer com isso são aquelas que fazem sozinhas a maior parte das tarefas.

Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh acompanharam 113 pessoas, entre homens e mulheres, que não recebiam nenhum tipo de medicação. Os cientistas avaliaram o número de horas que eles trabalhavam, as tarefas que faziam em casa e a responsabilidade que sentiam com relação ao serviço doméstico.
Os voluntários do estudo tiveram a pressão sanguínea verificada durante três semanas e receberam um monitor instantâneo de pressão – o qual usaram por um dia inteiro tanto em casa como no trabalho.
As atividades de casa avaliadas foram: cuidar de crianças, animais, pessoas doentes e idosos; fazer limpeza geral; preparar comida; consertar e fazer manutenção da casa ou do carro; cuidar do jardim; planejar as finanças.
De acordo com a autora do estudo, a médica Rebecca C. Thurston, o estudo mostrou que aqueles com a percepção de estarem fazendo a maior parte do trabalho de casa eram os que corriam maior risco de ter pressão alta.
Os resultados foram os mesmos independentemente do número de horas que a pessoa gastava com os serviços. Isso mostra, segundo Rebecca, que não era a tarefa em si a responsável pelo aumento da pressão, mas, sim, o estresse causado pelo sentimento de responsabilidade.
As atividades que mais aumentaram a pressão arterial dos voluntários foram o orçamento, o pagamento de contas e a manutenção do carro. Além disso, cuidar de crianças não teve nenhum efeito na pressão, mas cuidar de animais sim - e afetava mais os homens do que as mulheres.

Para os pesquisadores, a pressão do trabalho doméstico deve ser causada pelo fato de as tarefas serem repetitivas, chatas, sem desafios e pouco recompensadoras.

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"