JORNAL CIDADE EM FOCO: Repercussão geral reduziu em 56% o estoque do Supremo

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Repercussão geral reduziu em 56% o estoque do Supremo

A implantação da repercussão geral no Supremo Tribunal Federal (STF), no segundo semestre de 2007, já trouxe resultados práticos para desafogar a Corte. Até hoje, 49.663 processos foram devolvidos aos tribunais de origem e foram sobrestados no STF 10.371 processos recursais. A redução na distribuição dos processos recursais foi de 72%, enquanto a diminuição no estoque de processos recursais é de 56%. A decisão tomada em sede de repercussão geral vale para todos os processos sobre o assunto em tramitação no Judiciário do País.

Os números fazem parte de um novo canal de informações disponibilizado e atualizado pelo Tribunal em seu site.

Já são 294 temas com repercussão reconhecida, 112 negados e 32 em análise, como a imunidade tributária das entidades filantrópicas em relação à contribuição para o PIS e o valor de indenização por danos morais e materiais decorrentes da relação entre concessionária de serviço público e consumidor. O ministro Ricardo Lewandowski é o que tem maior número de processos submetidos ao exame da repercussão (73, 16% do total), seguido por Ellen Gracie (68) e Marco Aurélio (56).

De 2007 a 2011, do total de agravos de instrumento, recursos extraordinários e recursos extraordinário com agravo (182.954), 47% foi distribuído com preliminar de repercussão geral. Só do total de agravos (122.568), 52% dos casos foram com preliminar.

Dentre os tribunais superiores, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) é a origem da maioria dos processos com repercussão (11.035). Nos Tribunais Regionais Federais, o da 4ª Região (sul do País) soma o maior números de casos (3.356). Já na Justiça Estadual, o Tribunal de Justiça de São Paulo é a origem de 10.524 ações distribuídas, seguido pelo TJ do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Dos processos distribuídos com preliminar de repercussão, 26.883 são de direito administrativo (30,84%) do total. Em seguida aparece direito tributário (17,60%), processual civil e do trabalho (16,06%), direito do trabalho (9,83%), direito civil (9,63%) e do consumidor (6,15%). Na ponta dos dez assuntos mais incidentes está o direito público, servidor público, reajustes de remuneração, proventos ou pensão (1.283).

Estão com o mérito pendente de análise 209 casos (71% do total) e 85 já tiveram o mérito julgado. Segundo informou o STF, a chefe de gabinete da presidência do STF, Carolina Yumi de Souza, afirma que a nova forma de apresentação dos números da repercussão geral vai permitir aos Tribunais acompanhar o que se passa no STF, obtendo informações atualizadas sobre a evolução do instituto, principalmente para facilitar o reconhecimento dos temas que tiveram análise de repercussão.



COLABORAÇÃO


GUMERCINDO MUNI ADVOGADOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"