JORNAL CIDADE EM FOCO AZ: Cingapura vai às urnas para escolher novo presidente

notícias do Brasil e do Mundo

DRTV - RADIO ON LINE AO VIVO

Para pedir sua musica no xat ao vivo acesse: DRTV - RADIO ONLINE - Direção e Apresentação: Dj Dirceu e Rosangela Matos - Jornalista MTB 54903/SP
Um oferecimento de Revista Champagne News
Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Cingapura vai às urnas para escolher novo presidente


A população de Cingapura iniciou neste sábado a jornada eleitoral para a escolha do próximo presidente do país, um cargo de caráter protocolar disputado por três candidatos ligados ao governo e um da oposição.
Em um dia ligeiramente chuvoso, os primeiros a comparecer às urnas foram o atual presidente, Sellapan Ramanathan, e os quatro candidatos - o ex-vice-primeiro-ministro Tony Tan e os ex-parlamentares Tan Kim Lian, Tan Cheng Bock e Tan Jee Say (este ligado à oposição).
Os resultados da votação - iniciada às 8h deste sábado pelo horário local (21h de sexta-feira de Brasília) - serão conhecidos horas após o fechamento dos colégios eleitorais, previsto para 20h locais (9h de Brasília), informou o jornal "Straits Times". Mais de 2 milhões de eleitores dentre os cerca de 5 milhões de habitantes do país estão convocados às urnas.
Embora as pesquisas sobre intenção de voto sejam proibidas pela lei, a imprensa local destacou ao longo de nove dias de campanha as atividades de Tony Tan, considerado favorito para ocupar a Presidência durante os próximos seis anos.
Tony Tan, conhecido por sua carreira como banqueiro e dentro da Administração pública, é o candidato que conta com o apoio do PAP (Partido da Ação do Povo), no poder desde 1959, assim como da maioria das associações profissionais.
O presidente da cidade-Estado tem um papel em grande parte simbólico e sua principal função é a de assessorar o Gabinete do primeiro-ministro sobre assuntos sociais e econômicos.
A Constituição de Cingapura não confere autoridade ao presidente para participar das tarefas de governo, mas lhe outorga limitado poder para supervisionar a gestão da reserva de divisas e os orçamentos dos organismos dependentes do Estado.
O médico Tan Cheng Bock e o ex-diretor Tan Kim Lian se comprometeram durante a campanha a servir como porta-vozes do Estado para o povo, enquanto Tan Jee Say se mostrou favorável a aumentar as políticas sociais.
O atual presidente, conhecido como N.S. Nathan e que ocupou a Chefia do Estado por 12 anos, realizou consultas com o primeiro-ministro e o governo em privado, mas nunca comentou as preferências políticas em público.
As eleições presidenciais diretas em Cingapura foram introduzidas em 1993, mas esta é a primeira vez que a votação será realizada, já que nas ocasiões anteriores houve apenas um único candidato, declarado ganhador.
Esses votos são vistos pelos eleitores como uma revalidação para o partido governista do primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, que há quatro meses ganhou as eleições legislativas com os piores resultados desde a independência de Cingapura, em 1965.
Nas legislativas, o PAP recebeu 60% dos votos, obtendo assim 81 cadeiras do total de 87 que compõem o Parlamento. A oposição aumentou de duas para cinco suas cadeiras no Legislativo.

fonte Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"