Segundo a mesma fonte, vários eleitores apresentaram queixas de que ainda não receberam o boletim, quando faltam três dias para as eleições e, para ser válido, o voto tem de ser enviado com carimbo dos correios até dia 5 de junho e chegar a Lisboa até dia 15.
Fonte do consulado relatou ainda o caso de um cidadão que recebeu na quarta-feira o boletim incompleto, sem o envelope verde onde o voto deve ser colocado.
"Alguns amigos meus ainda não receberam o boletim", afirmou, por seu lado, Carolina Almeida, cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo Fora da Europa. "Sem o boletim, eles estão impossibilitados de votar" acrescentou.
O consulado em São Paulo não tem um balanço do total de queixas e a única orientação que dá aos eleitores que protestam é que aguardem, já que os documentos continuam a chegar (muitos foram entregues na quarta-feira).
Segundo um funcionário do consulado, as reclamações diminuíram esta semana, "ou porque os eleitores receberam a carta ou porque se conformaram de que não chegará".
Desde 24 de maio, foram emitidas pelo consulado mais de 3300 certidões de eleitor, documento que deve ser enviado junto ao voto. Os votos portugueses não terão tratamento prioritário pelos serviços postais brasileiros.
Assim, os residentes em São Paulo que receberem o boletim agora já não poderão utilizar o serviço económico de correspondência, que demora de 12 a 14 dias úteis para chegar a Portugal, segundo estimativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Para garantir a validação do voto, o eleitor deverá optar por um serviço expresso de entrega de correspondência, cujo prazo é de até seis dias úteis, mas que custa o dobro do normal.
Atrasos na chegada dos boletins de voto registaram-se pelo menos na Venezuela, África do Sul, Timor-Leste, países onde os serviços de correio funcionam mal ou onde não há distribuição domiciliária, mas também se registaram problemas em Macau ou em França.
Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/portugueses-em-sao-paulo-sem-boletim-para-votar
Colaboração
Contato do Jornal Cidade em Foco em Lisboa - Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário