JORNAL CIDADE EM FOCO: Noticias de Portugal: Portugueses em São Paulo sem boletim para votar

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Noticias de Portugal: Portugueses em São Paulo sem boletim para votar



Parte dos 48 mil portugueses inscritos para votar em São Paulo, Brasil, ainda não recebeu o boletim de voto para as eleições legislativas de domingo, segundo uma fonte do Consulado Geral de Portugal naquela cidade brasileira.

Segundo a mesma fonte, vários eleitores apresentaram queixas de que ainda não receberam o boletim, quando faltam três dias para as eleições e, para ser válido, o voto tem de ser enviado com carimbo dos correios até dia 5 de junho e chegar a Lisboa até dia 15.

Fonte do consulado relatou ainda o caso de um cidadão que recebeu na quarta-feira o boletim incompleto, sem o envelope verde onde o voto deve ser colocado.

"Alguns amigos meus ainda não receberam o boletim", afirmou, por seu lado, Carolina Almeida, cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo Fora da Europa. "Sem o boletim, eles estão impossibilitados de votar" acrescentou.

O consulado em São Paulo não tem um balanço do total de queixas e a única orientação que dá aos eleitores que protestam é que aguardem, já que os documentos continuam a chegar (muitos foram entregues na quarta-feira).

Segundo um funcionário do consulado, as reclamações diminuíram esta semana, "ou porque os eleitores receberam a carta ou porque se conformaram de que não chegará".

Desde 24 de maio, foram emitidas pelo consulado mais de 3300 certidões de eleitor, documento que deve ser enviado junto ao voto. Os votos portugueses não terão tratamento prioritário pelos serviços postais brasileiros.

Assim, os residentes em São Paulo que receberem o boletim agora já não poderão utilizar o serviço económico de correspondência, que demora de 12 a 14 dias úteis para chegar a Portugal, segundo estimativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Para garantir a validação do voto, o eleitor deverá optar por um serviço expresso de entrega de correspondência, cujo prazo é de até seis dias úteis, mas que custa o dobro do normal.

Atrasos na chegada dos boletins de voto registaram-se pelo menos na Venezuela, África do Sul, Timor-Leste, países onde os serviços de correio funcionam mal ou onde não há distribuição domiciliária, mas também se registaram problemas em Macau ou em França.



Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/portugueses-em-sao-paulo-sem-boletim-para-votar


Colaboração

Contato do Jornal Cidade em Foco em Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"