JORNAL CIDADE EM FOCO: Facebook admite que deixou vazar dados de usuários

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Facebook admite que deixou vazar dados de usuários

Empresas não sabem quantas informações foram passadas desde 2007

Getty Images

Empresa aconselha que usuários alterem suas senhas


O maior site de relações pessoais do mundo, o Facebook, deixou aberto acidentalmente uma porta para anunciantes acessarem arquivos, fotos, conversas e arquivos pessoais de usuários da rede social, revelou nesta terça-feira (10) a empresa americana de segurança Symatec.

Segundo a empresa, os 'links' que vazaram permitiam mudar perfis, mandar mensagens, postar recados em murais ou outras opções.

Isso foi possível, diz a empresa, porque as aplicações do Facebook são programas de softwares da Web integrados à plataforma on-line da rede social, sendo passíveis de compartilhamento.

Segundo a empresa, 20 milhões de aplicativos são instalados todos os dias e trazem o risco de aberturas para vazamentos como esse. Nishant Doshi, da Symantec, afirmou que talvez o problema não tenha sido notado pelos anunciantes.

- Felizmente, estes terceiros podem não ter percebido que poderiam acessar essas informações. Nós reportamos essa questão ao Facebook, que tem tomado as providências cabíveis para eliminar esse problema.

Problema ocorre há anos

A Symatec estima que em abril aproximadamente 100 mil aplicativos estavam dando acesso a arquivos do Facebook.

- Nós avaliamos que com o passar dos anos, centenas de milhares de aplicativos podem, inadvertidamente, vazar milhões de perfis de acesso para terceiros.

Facebook confirmou o problema, que foi descoberto por Symatec e por outra empresa de segurança, a Candid Wueest. Segundo ambas, não há uma estimativa confiável de quantos cadastros vazaram desde o lançamento dos aplicativos do Facebook, em 2007.

Independentemente das medidas tomadas pelo Facebook, o material pode ainda estar acessível em aquivos de computadores de terceiros, alertou a Symatec. Doshi deu conselhos aos usuários.

- Os usuários do Facebook que estiverem preocupados podem mudar suas senhas para invalidar os acessos indevidos.

fonte:http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/facebook-admite-que-deixou-vazar-dados-de-usuarios-20110511.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"