JORNAL CIDADE EM FOCO: Câmara de SP aprova dia do Orgulho Heterossexual

notícias do Brasil e do Mundo

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Câmara de SP aprova dia do Orgulho Heterossexual





Votação simbólica teve 19 manifestações contrárias


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que institui o Dia do Orgulho Heterossexual na cidade. Para que a data entre oficialmente no calendário, o projeto deve ser sancionado pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab (sem partido).

A proposta comemora a data no terceiro domingo de dezembro, que neste ano cai no dia 19.

A votação foi simbólica - ou seja, os vereadores não precisaram registrar voto no painel eletrônico - e teve 19 manifestações contrárias (11 vereadores da bancada do PT, dois da bancada do PCdoB, Gilberto Natalini (sem partido), Claudio Fonseca (PPS), Claudio Prado (PTB), Juscelino Gadelha, Tripoli e Eliseu Gabriel (PSB)).

O projeto de lei é de autoria de Carlos Apolinário, membro do DEM, partido que Kassab fazia parte quando se candidatou à prefeitura da cidade. Em nota publicada no site da Câmara, Apolinário disse que “a criação do Dia do Hétero não simboliza uma luta contra a figura humana dos gays, e sim contra aquilo que considero que são excessos e privilégios".

Em sua justificativa, o vereador descreveu que "os homossexuais dizem que são discriminados pela sociedade, quando na verdade são eles que discriminam aqueles que não concordam com suas opções sexuais".

Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o projeto é uma "brincadeira de mau gosto".

– Parece que os vereadores de São Paulo estão sem o que fazer. Tem tanta coisa importante para os parlamentares da maior cidade do país se preocupar e eles ficam discutindo essa bobagem?

Reis afirma que a luta dos homossexuais é pela igualdade de direitos, não por privilégios como afirmou o vereador na justificativa de seu projeto de lei.

Balanço
A Câmara Municipal de São Paulo, que voltou do recesso nesta semana, aprovou 99 projetos de lei no primeiro semestre deste ano, sendo que 51 se referiam a homenagens, um era para mudar o nome de uma praça e outro criou o Dia do Mestre Sala e da Porta Bandeira, segundo dados da Rede Nossa São Paulo, que reúne mais de 600 ONGs. Esses 53 projetos são considerados inexpressivos por ONGs e especialistas que acompanham trabalhos legislativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"