JORNAL CIDADE EM FOCO: Fechamento do Santos Dumont para sorteio das eliminatórias afetará mais de 4.500 passageiros

notícias do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fechamento do Santos Dumont para sorteio das eliminatórias afetará mais de 4.500 passageiros

Vejam que vergonha isto:

Aeroporto não vai operar durante o evento, das 14h às 18h de sábado (30)
aeroporto Santos Dumont foto google
Sérgio Vieira, do R7 | 29/07/2011 às 16h32



O fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, entre as 14h e 18h deste sábado (30), vai prejudicar ao menos 4.500 passageiros. A medida, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), foi solicitada pelo Comitê Organizador da Copa de 2014 para não atrapalhar a transmissão pela TV do sorteio das eliminatórias do campeonato, que será realizado na Marina da Glória, perto do Santos Dumont.
O evento será transmitido para mais de 200 países e os sistemas de captação são bastante sensíveis a sinais externos. Ao todo, 43 voos previstos para o período foram remanejadospara o aeroporto Tom Jobim (Galeão), na zona norte da cidade.

A assessoria de imprensa da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou nesta sexta-feira (29) que está avaliando o remanejamento dos voos e que o total de chegadas e partidas ainda pode ser revisto - 32 já foram desviados para o aeroporto do Galeão. A alteração dos demais 11 voos ainda não foi confirmada. A Anac informou ainda que o fechamento do espaço aéreo, que ocorrerá em um raio de 3 km a partir da Marina da Glória, também pode ser revisto.
Para cálculo de passageiros afetados, a reportagem do R7 considerou o número de passageiros transportadosna menor aeronave comercial afetada pelo fechamento do aeroporto - 106 passageiros. Muitos usuários estão revoltados com a medida.

Mais de mil homens das polícias Militar, Federal e Civil estarão envolvidos diretamente no esquema de segurança montado para o sorteio, que acontecerá no sábado, às 15h. Esse é praticamente o mesmo número de agentes utilizado na principal festa de Réveillon da capital fluminense, em Copacabana, na zona sul da cidade. O sorteio será o primeiro evento oficial da Copa de 2014 e atrairá cerca de 4.000 pessoas para o Rio, entre jornalistas, autoridades, técnicos e delegações.

Com a presença da cantora Ivete Sangalo, de jogadores do presente e do passado - como Neymar, Ronaldo Fenômeno, Zico e Zagallo - e de autoridades, como a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), helicópteros e batedores da Polícia Rodoviária Federal farão a escolta das autoridades.

Esse também será o primeiro teste da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, montada pelo Ministério da Justiça para coordenar atividades em todas as esferas que envolvam a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíada (2016).
De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o plano de segurança para o evento das eliminatórias terá participação conjunta da Guarda Municipal, Seseg (Secretaria Estadual de Segurança), Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e contará com táticas antiterroristas.

A pasta informa ainda que haverá grupos de operações especiais das polícias Federal, Civil e Militar, com habilidades para lidar com situações extremas de acidentes ou ataques químicos, biológicos, radiológicos, nuclear e explosivo. No dia anterior ao evento, ocorre um banquete – oferecido pela Fifa – no Píer Mauá, na zona portuária da capital fluminense. Este também será um evento em que o monitoramento será constante.

A secretaria ainda precisa ser reconhecida por decreto, mas já possui boa parte da estrutura formada. Ela será chefiada pelo delegado da Polícia Federal, José Geraldo Botelho. O custo aproximado para a realização do evento é de R$ 30 milhões, bancados pelo governo do Estado do Rio e pela prefeitura carioca.

Esquema de trânsito
Devido ao sorteio das eliminatórias, a CET-Rio irá disponibilizar um esquema especial de trânsito com o objetivo de minimizar possíveis impactos na rotina da cidade.

O reforço contará com 12 veículos operacionais e 25 motos que circularão nos arredores dos eventos (o banquete na sexta-feira no Píer Mauá e o sorteio das eliminatórias na Marina da Glória, no sábado) e em seus acessos, monitorando o trânsito e atuando para garantir que o trânsito flua sem problemas.

Além disso, aponta a CET-Rio, quatro reboques ficarão posicionados em pontos estratégicos para que qualquer interferência no trânsito possa ser rapidamente identificada e resolvida. No total 115 agentes da prefeitura entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, estarão atuando na operação.

Painéis de mensagens variáveis, fixos e móveis orientarão os motoristas com mensagens sobre as melhores rotas a serem seguidas.

O COR (Centro de Operações Rio) também acompanhará as condições de tráfego por meio de 30 câmeras localizadas na área de abrangência dos eventos e técnicos da CET-Rio ajustarão a programação dos semáforos, caso seja necessário.

Eliminatórias 
O evento definirá os grupos e tabelas das eliminatórias sul-americanas, asiáticas, europeias, africanas, da Oceania e Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe). As disputas credenciarão as 31 seleções que se juntarão ao Brasil, país sede e, por isso, já classificado, na Copa. O campeonato será realizado de 12 de junho a 13 de julho de 2014, e a Copa das Confederações, de 15 de junho a 30 de junho de 2013.
DESABAFO
Em primeiro lugar deveriam perguntar ao povo brasileiro se são a favor ou contra de um evento como este em nosso país pois, vejam que absurdo, olha o transtorno que já esta causando, tudo isso pra que? pra dizer que sediamos ? e como fica nossas reais necessidades ? como ficamos nós moradores desta pátria amada e idolatrada ? como ficamos nós filhos deste belo país onde brota alimento e riquezas? cada vez mais pobres? 
Será que no Brasil de hoje tanto investimento para sediar uma copa é realmente necessário? não tem verba para a saúde, não tem verba para melhorar os transportes, não  tem verba para dar um salário digno à bombeiros, aposentados, professores, e operários e para os pobres trabalhadores mas, agora aparece tanta verba para fazer tanta reforma de última hora, me digam sinceramente: Como é possível de repente dar-se prioridade ao não prioritário e deixar o povo a merce da sorte desta forma? Até quando ?
Como brasileira sinto-me realmente indignada com o que acompanho nos noticiários, com o que nós infelizmente partilhamos com vocês neste blog, só para ilustrar nossa real situação, pobres brasileiros, abandonados ao acaso e a sorte de Deus,  hoje mesmo,  precisei pedir ajuda á LBV ( uma grande amiga e parceira nossa) para auxiliar pessoas realmente necessitadas de cesta básica por não conseguir emprego e com filhos para alimentar mas, quem está se preocupando? e não pensem os senhores que são miseráveis não, são pessoas que se enquadram na esquecida e abandonada "classe média" que nesses dias de hoje estão passando por necessidades terríveis enquanto os noticiários dizem que nossa inflação está cada vez menor.  Este é um grito de desabafo, de revolta e de indignação, pelo amor de Deus, acordem, deixem o faz de conta para as crianças que tem direito aos sonhos e que infelizmente até isto está sendo-lhes  tolido, o direito de ser apenas crianças.
Fica aqui meu desabafo !
Rosângela Matos 

2 comentários:

  1. Concordo com vc Ro, infelizmente, este nosso pais, é o pais da vergonha!!!!!!
    Continue este lindo trabalho,pois, existem pessoas que são ignorantes de informações, e precisam de pessoas como vc para alimentá-las. E tem aquelas que se fazem de cegas para não ver a realidade do nosso pais, mas tem vc para sacudi-las.
    Grande bj da sua mais nova amiga e sucesso!!!
    Conte comigo sempre!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada BOLO DOCE BOLO, a verdade infelizmente é assim, o mal só prospera pq os bons cruzam os braços, ouvi isso de uma pessoa e não esqueci mais, bjss e sucesso no seu empreendimento!

    Convido à todos que conheçam o trabalho da amiga Monica (Bolo Doce Bolo), ela faz doces maravilhosos, vale a pena conhecer, eu recomendo !
    http://bolodocebolobuffet.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"