APROVADA E AGORA ?
- CONSEMA LICENCIA UMA “RODOVIA DOS IMIGRANTES” NA CANTAREIRA
JUNHO 28, 2011
Com 23 votos favoráveis, 7 contrários e uma abstenção, o CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou o licenciamento ambiental prévio para o trecho Norte do Rodoanel, em reunião extraordinária. Esse era o grande obstáculo colocado à frente do empreendimento. Agora, salvo a força de ações judiciais, fica aberto o caminho para que em poucos meses seja lançado o edital e se consiga as licenças restantes.
Foi uma reunião tensa, que durou quase 5 horas, em que não faltou aguerrimento de ambientalistas e cidadãos inconformados com a realidade que se anunciava: sem tempo para analisar todo o projeto em detalhes, em uma reunião extraordinária marcada às vésperas do feriado, os conselheiros votariam em condições discutíveis. Sendo uma reunião de conselheiros, só eles podiam ter a palavra. Foi a sensibilidade de alguns deles que, ao transferir a palavra, permitiram que ambientalistas como Bonfiglio e Carlos Bocuhy expressassem enormes preocupações com a obra. Em certos momentos a manifestação veemente da comunidade poderia até ter levado ao encerramento da reunião. Mas é claro que isso não aconteceria: o presidente da empresa empreendedora estava presente. Foi para esse momento que todos os rituais burocráticos foram feitos – audiências públicas, reuniões, debates. Esse era o momento de cortar o bolo e comemorar. E assim foi. O primeiro voto favorável foi o do presidente do Conselho, secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, iniciando a goleada.
Algumas coisas não ficaram claras: o acesso á av. Inajar de Souza, fica ou não? A prefeitura pediu a retirada, e isso não ficou sacralizado ao final da reunião. Mas isso tem sentido: a licença prévia “apenas” definiu que o traçado interno, ao Sul da serra, foi aprovado. Os ajustes finos, pequenas (ou nem tanto) alterações de traçado, serão definidos nas licenças seguintes.
Ações estão em andamento e ainda podem interromper o projeto. E se mesmo essas não vingarem, o trabalho continua: haverá muito o que cobrar, haverá muito o que fiscalizar, para que todas as promessas feitas de reassentamento digno das milhares de famílias, do respeito às nascentes, do manejo dos milhões de m3 de terra que serão movidos, da continuidade da construção dos Parque de Borda, da função de inibição do crescimento da mancha urbana, dos rigores ambientais em todas as etapas, das compensações, etc, etc..
Se esse pesadelo de uma Rodovia dos Imigrantes na Serra da Cantareira realmente sair do papel, claro que ainda se terá muito trabalho pela frente.
Be the first to like this post.
6 comentários leave one →
Pelo que vimos aí a história ainda não terminou, o que virá a seguir ? Vocês concordam com o resultado desta votação?
Vejo naqueles senhores de terno e gravata, uma fraca aparência de seriedade e compromisso,
Vejo aqueles senhores de terno e gravata tomando decisões que julgam importantes,
Vejo aqueles senhores de terno e gravata brincando de construir obras ultrapassadas,
Vejo nos olhos daqueles senhores de terno e gravata a angústia por dinheiro,
Vejo nos olhos daqueles senhores de terno e gravata o vazio, o superficial, a arrogância,
Vejo nos olhos daqueles senhores de terno gravata a ausência da criança que um dia eles foram,
Vejo naqueles senhores de terno e gravata…
Não vejo nada naqueles senhores de terno e gravata!
Aguardem para sentir na própria pele que muitos daqueles “representantes do povo” que antes prometiam apoio, agora esquecerão de todos. (ou será que alguém achava que tais atitudes não ocorreriam?).
Percebemos claramente que tudo já estava engendrado e resolvido para este resultado.
Cabe-nos, enfim, saber quem, do Consema, votou a favor.
Cabe-nos saber quem terá ou já tem vantagem com esta situação.
Cabe-nos registrar na memória o que foi prometido e não cumprido; os conceitos que foram modificados para atender a outros interesses; as leis que foram negligenciadas com argumentos duvidosos, usados para validar o interesse unilateral, massacrando o interesse coletivo que a Constituição Federal tão bem destaca, quando garante o meio ambiente equilibrado, para que a sociedade tenha direito a qualidade de vida.
Acredito que, muitos dos cidadãos, que ora se uniram, em torno da luta pelos valores socioambientais, aprenderam que podem realizar muito, sem serem apadrinhados por interesses de pessoas que buscam validar seus cargos atuais ou garantir os futuros. Sinto por esta experiência já não ter sido vivenciada antes.
Parabéns.
Alencar
29 de junho de 2011 · Notícias