JORNAL CIDADE EM FOCO: Governo quer pacto nacional contra exploração sexual de crianças

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Governo quer pacto nacional contra exploração sexual de crianças

Segundo ministra, ideia é fortalecer conselhos tutelares e políticas de proteção aos jovens
Da Agência Brasil

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vai desenvolver ações para a promoção de um pacto nacional de combate à exploração sexual infanto juvenil no Brasil. De acordo com a ministra Maria do Rosário, o governo pretende fortalecer os conselhos tutelares e as políticas de proteção às crianças e adolescentes, além de desenvolver ações interministeriais.

- Vamos oferecer ao Brasil um plano de ação concreto, com metas que estão em fase de preparação no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). Vamos identificar aquilo que é para responsabilização, para impedirmos a impunidade de quem participa da exploração sexual dessas crianças.


Nesta sexta-feira (25), será lançada a Campanha de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção das crianças durante o carnaval.


A ministra de Direitos Humanos ressaltou a necessidade de que “as polícias estejam atentas e que a rede hoteleira não permita a exploração sexual”.


Outra preocupação, segundo ela, são as crianças e adolescentes em situação de rua. Maria do Rosário disse que a pasta vai atuar principalmente no combate ao uso do crack e outras drogas.

- Há um censo que produzimos que aponta que há cerca de 23 mil crianças e adolescentes nas ruas. As drogas são facilitadores da ida da criança para as ruas e a deixa em uma condição muito difícil, que dificulta o resgate.

Uma das propostas da secretaria é a criação de centros de referência em direitos.


- Há duas situações diferentes, quando se trata de um adulto e quando se trata de crianças ou adolescentes. A situação que leva crianças e adolescentes às ruas não é só vinculada às drogas, mas às brigas dentro de casa.


De acordo com a ministra, cerca de 63% das crianças e adolescentes em situação de rua indicam que foram para as ruas por brigas constantes dentro da família.


- Isso precisa ser enfrentado de forma a criarmos uma política nacional que apoie as famílias para superar problemas dentro de casa.


fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/governo-quer-pacto-nacional-contra-exploracao-sexual-de-criancas-20110224.html

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"