JORNAL CIDADE EM FOCO: Reino Unido - Universidade de Leeds - Cientistas e engenheiros criam o “plástico perfeito”

notícias do Brasil e do Mundo

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Reino Unido - Universidade de Leeds - Cientistas e engenheiros criam o “plástico perfeito”


Os plásticos são produtos químicos sintéticos conhecidos como polímeros, sua estrutura macromolecular pode ser moldada pelo calor ou pela pressão.
Engenheiros e cientistas das Universidades de Leeds e Durham anunciaram uma nova tecnologia baseada em micro escala de processamento de polímeros, a tecnica faz uso de modelos matemáticos para determinar as características exatas do plastico, a exemplo do grau de flexibilidade, de acordo com tipo de uso ao qual o produto será destinado.
O Dr. Daniel Read da Faculdade de Matemática da Universidade de Leeds, líder do projeto, explica que até agora a produção de plásticos é baseado em “tentativas e erros “, No entanto, o método desenvolvido permite produzir polímeros “perfeitos” , mais adaptáveis às necessidades de cada produto plástico e mais fácil de reciclar.
A pesquisa exigiu dez anos de trabalho entre os acadêmicos e especialistas da indústria.
“Durante a produção de objetos de plástico biodegradáveis, a incorporação de materiais sustentáveis é mais fácil. Mudando dois ou três números nos códigos é possível adaptar o processo para criar novos biopolímeros.” disse o Dr. Read.
A descoberta poderá revolucionar a fabricação de plásticos tornando-os mais ecológicos, reduzindo os custos de produção e o impacto ambiental de seu uso.
O plástico comum demora cerca de 200 a 500 anos para se decompor na natureza, dependendo de seu tamanho. Atualmente, as sacolas plásticas de supermercado estão na lista dos grandes vilões do meio ambiente, principalmente, pela quantidade assustadora de seu uso. Só no Brasil, o consumo é de 12 bilhões de saquinhos de supermercado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O total de sacolas plásticas fabricadas no país por ano é de 18 bilhões de unidades. Cada brasileiro utiliza em torno de 66 unidades por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"