JORNAL CIDADE EM FOCO: Tornado mata pelo menos 89 pessoas no Missour - E.U.A

notícias do Brasil e do Mundo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tornado mata pelo menos 89 pessoas no Missour - E.U.A

fonte de imagem blogdayolanda


fonte de imagem: blogdayolanda
Tornado mata pelo menos 89 pessoas no Missouri
JOPLIN, Missouri (Reuters) - Pelo menos 89 pessoas morreram em Joplin, no Estado norte-americano do Missouri, e o saldo deve aumentar após a passagem de um dos tornados mais mortais da história local pela pequena cidade no domingo, disseram autoridades nesta segunda-feira.
Equipes de resgate de toda a região trabalharam a noite toda na cidade de cerca de 50 mil habitantes em busca de mortos e feridos e para auxiliar os desabrigados.
Autoridades disseram que esperavam encontrar mais corpos com a luz do dia na segunda-feira à medida que reviram os escombros.
O tornado arrancou o telhado de um hospital com cerca de 180 pacientes e aproximadamente 2 mil edifícios foram destruídos.
'É uma tragédia significativa', disse Jay Nixon, governador do Missouri. 'Estamos trabalhando a todo vapor. Temos que fazer uma busca completa... para ter certeza de que se houver alguém vivo nos destroços vamos tirá-los.'
O trajeto do tornado por Joplin foi estimado em 9,5 km de comprimento e 1 km de largura.
'A perda de vidas é inacreditável', disse Mike Woolston, prefeito de Joplin. 'Ainda estamos tentando encontrar pessoas. O quadro é bastante sombrio.'
Um necrotério temporário foi montado na Universidade Missouri Southern State, e uma sala de concertos serve como abrigo para pessoas cujas casas e negócios foram devastados.
A devastação ultrapassou aquela vista no mês passado, quando um ciclone atingiu Tuscaloosa, no Estado do Alabama, matando mais de 30 pessoas.
O governador declarou estado de emergência e ordenou às tropas da Guarda Nacional do Missouri que se mobilizem para ajudar os patrulheiros do Estado e outras agências a reagir às tempestades que ele disse terem causado 'enormes danos por todo o Missouri'.
Melodee Colbert-Kean, membro do conselho de Joplin e vice-prefeita, disse que a cidade está mergulhada no 'caos'.
'É uma devastação absoluta para onde quer que se olhe no sul e no leste --negócios, condomínios de apartamentos, casas, carros, árvores, escolas, tudo veio abaixo', disse ela à Reuters por telefone na manhã de segunda-feira.
Estima-se que cerca de 10 por cento da cidade, somando-se cerca de 2.000 estruturas, foram atingidas pelo grosso da tempestade, baseado em uma verificação aérea preliminar.
O presidente Barack Obama emitiu um comunicado com suas 'mais profundas condolências' às famílias das vítimas. Ele disse ter orientado a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema na sigla em inglês) a apoiar os esforços de reação e recuperação.
Um funcionário da Casa Branca disse que Obama foi informado diversas vezes sobre os tornados no voo do Air Force One para a Irlanda.
(Reportagem adicional de Carey Gillam, David Bailey, Colleen Jenkins e Chris Michaud)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Notícias mais vistas dos últimos 30 dias

SEGUIDORES ILUSTRES

Pensamento do Dia - colaboração do Leitor do Jornal Cidade em Foco Sr Marcos Roberto SP/SP

O que não te destrói, te fortalece.



Por mais que pareçam difíceis seus problemas, use-os como instrumento a seu favor, um dia verás que conseguiu superar e foi vitorioso. Fique firme, não desista, lute e conquiste, estamos torcendo por você.
Palavras da Redação do Jornal Cidade em Foco

Nossos leitores em 151 países do Mundo - Our readers in 119 countries

Redação - dra.rosangelamatos@hotmail.com

Nossos Seguidores no Twitter @DraRosangelaM

Visitantes

Mural de Recados

"este espaço acima é reservado aos internautas, fiquem a vontade, façam bom uso"